Observatório de políticas públicas TCE

PPGDP participa do 1º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas no TCE-GO

Na segunda-feira, 30 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) realizou o 1º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas, reunindo autoridades e especialistas para discutir o impacto da tecnologia na gestão pública.

O evento foi marcado pela apresentação de duas importantes inovações: a Inteligência Artificial do TCE-GO (IAGO) e o Observatório de Políticas Públicas.

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDP) da UFG esteve presente no encontro, representado institucionalmente pelo coordenador do programa, professor Saulo Pinto Coelho. No evento, tiveram destaque a participação de dois egressos do PPGDP/UFG: Sérvio Túlio Teixeira, Analista de Controle Externo do TCE-GO, e Saulo Marques Mesquita, atual presidente do TCE-GO. O professor Paulo Jannuzzi (ENCE- IBGE) também esteve presente.

Os dois egressos do PPGDP-UFG apresentaram o Observatório de Políticas Públicas e a Inteligência Artificial do TCE-GO (IAGO), uma ferramenta tecnológica voltada para a melhoria da análise e avaliação de políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde e educação.

O Observatório de Políticas Públicas é uma plataforma que compila e analisa dados sobre ações governamentais, inicialmente focada nas áreas de saúde e educação. Já a Inteligência Artificial do TCE-GO, conhecida como IAGO, é um ecossistema composto por múltiplos módulos que modernizam e otimizam as rotinas da instituição, aprimorando a capacidade de fiscalização e controle dos recursos públicos.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado e outras autoridades estiveram presentes, reforçando a relevância do uso de tecnologias de ponta na administração pública. O presidente do TCE-GO e egresso do PPGDP-UFG, Saulo Marques Mesquita, destacou a importância dessas ferramentas para garantir maior transparência e eficiência na implementação de políticas públicas, além de ressaltar o papel do Tribunal como parceiro estratégico nas ações que trazem benefícios diretos à sociedade.