II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito - ENFAM e PPGDP/UFG

PPGDP participa do II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito da ENFAM

Professores e discentes do PPGDP participam de Seminário organizado pela ENFAM e PPGDP/UFG

O II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito, organizado pela ENFAM e pelo PPGDP/UFG, aconteceu na última terça-feira (04/11), das 9h às 17h, em formato virtual, com transmissão direito da sede da ENFAM, em Brasília-DF (https://www.youtube.com/watch?v=mTIbXQsKAWA). O evento reuniu pesquisadores e profissionais de todo o país para debater os desafios e inovações da pesquisa aplicada no Direito.

O Prof. Dr. Saulo Coelho, coordenador do PPGDP-UFG, que estava presente, enfatizou a importância da pesquisa empírica de qualidade no campo do Direito, destacando o papel do Mestrado e do Doutorado Profissional nesse sentido. Além disso, Saulo apresentou as principais diferenças que existem entre o curso de Mestrado e Doutorado do PPGDP-UFG no tocante à cooperação em nível institucional e à valorização metodológica e discutiu o foco principal do Programa: pesquisa de caráter empírico, aplicação de teorias críticas e desenvolvimento de produto técnico.

Além do coordenador, os docentes do PPGDP Gaspar Alexandre e Cláudia Luiz também estavam presentes, discutindo "Metodologias e práticas de pesquisa inovadoras para a produção de conhecimento jurídico aplicado" e "Pesquisa jurídica, interdisciplinaridade e internacionalização: conexões com as ciências sociais e tecnológicas".

O objetivo do seminário foi estabelecer uma interlocução contínua entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os programas de pós-graduação profissionais na área do Direito. Essa interação se torna relevante, especialmente, em vista da nova Ficha de Avaliação da Capes, instrumento que estabelece os critérios para a análise e o reconhecimento da qualidade dos programas.