Cartaz Hermenêutica jurídica radical: o único erro de Gadamer

Projeto Direito e Diálogos - Conferência do Prof. Ari Marcelo Solon (USP) com tema "Hermenêutica jurídica radical: o único erro de Gadamer"

Event

: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

: September 27, 2018 at 19:30

No dia 27 de setembro (quinta-feira) às 19h30 a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás no seu Salão Nobre terá a honra de receber o Prof. Ari Marcelo Solon (USP) que proferirá conferência intitulada "Hermenêutica jurídica radical: o único erro de Gadamer" no âmbito do Ciclo de Conferências e Debates "Direito e Diálogo" do PPGDP-UFG.

O Prof. Ari Solon oferece em seu livro "Hermenêutica Jurídica Radical" uma das estratégias de interpretação mais instigantes a respeito do autor de Verdade e Método dentre aquelas que circulam pela comunidade jurídica brasileira. Ao invés de questionável e problematicamente aproximar Gadamer e Dworkin, o Prof. Solon se volta para um livro esquecido no debate jurídico, mas muito importante em que um Gadamer tardio atualiza as indicações de sua obra mais conhecida para interpretar os poemas de Paul Celan. Em uma leitura cuidadosa das leituras de Gadamer, Solon consegue precisar aquilo que escapa ao projeto da hermenêutica filosófica, bem como tensionar os pressupostos de sua interpretação, tematizando especialmente a tradição jurídica a que Gadamer se volta para fundamentarr a universalidade da experiência hermenêutica.

Temos então uma rara oportunidade de ver um trabalho impressionante explanado e articulado em público, bem como de presenciar sua discussão a ser instigada pelo Prof. Saulo Coelho. Ainda que não a tenha escrito por agora, o Prof. Saulo tem também uma compreensão da obra gadameriana que foge aos lugares-comum da academia brasileira, lendo-a em profundidade tanto a partir de Hegel quanto de seu confronto espitolar com Emílio Betti. É um evento que coloca em confronto dois leitores extremamente cuidadosos de Gadamer, cada qual com suas igualmente originais interpretações, portanto, e que muito contribuirá para o enriquecimento dos debates a respeito na Faculdade.


Veja mais informações:

Cartaz Hermenêutica jurídica radical: o único erro de Gadamer