JOSÉ QUERINO FOTO

Professor do PPGDP-UFG é aprovado para Bolsa Produtividade do CNPq

O professor José Querino Tavares Neto foi aprovado nessa última semana para recebimento de bolsa de produtividade PQ do CNPq, com base em projeto que desenvolve junto ao PPGDP-UFG

Nessa última semana, o PPGDP-UFG recebeu a feliz notícia de que o Prof. Dr. José Querino Tavares Neto, foi contemplado com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ (chamada CNPq n. 09/2018).


A Bolsa por Produtividade em Pesquisa - PQ tem como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção  científica, tecnológica e inovadora de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, bem como busca incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e inovadora de qualidade. Tal bolsa destina-se aos pesquisadores que se destacaram entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.


Essa conquista, que é sobretudo individual, também pode ser interpretada como uma conquista coletiva, uma vez que o docente faz parte do quadro de professores permanentes do Programa e se integrou plenamente à equipe do PPGDP-UFG, desenvolvendo colaborações sinérgicas.


Como é cediço entre o meio acadêmico da área, o Professor Doutor José Querino Tavares Neto é um pesquisador engajado, que produz por anos várias obras, dentre elas relevantes artigos e livros, além de ter uma forte atuação na formação de novos quadros de pesquisadores no Direito. Suas pesquisas atuais concentram-se numa análise da proposta de (re)visitar as perspectivas jurídico-políticas do poder na Constituição brasileira, ressaltando os reflexos do poder na redefinição concreta da carta política brasileira no que tange a sua desfiguração em face da inserção na sociedade global. Também se decida à pesquisa das Ações Coletivas e sua relação com o exercício da Cidadania como uma nova concepção de esfera pública/privada, bem como a pesquisas relacionadas à construção de um judiciário socioambiental a partir do referencial teórico da readequação de habitus e campo em Pierre Bourdieu.


O PPGDP-UFG, parabeniza o Prof. Dr. José Querino e reitera a estima e satisfação que os docentes, discentes e técnicos do Programa possuem em trabalhar com o professor.