PPGDP/UFG publica edital do processo seletivo para o Mestrado Profissional – Turma TRE-GO 2027
Edital nº 01/2026 regulamenta seleção para a turma vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com inscrições abertas de 1º a 30 de outubro de 2026.
O Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (PPGDP/UFG) publicou o Edital nº 01/2026, que regulamenta o processo seletivo para a Turma de Mestrado Profissional – TRE-GO 2027, vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
O processo seletivo prevê 30 vagas destinadas ao Mestrado Profissional, exclusivamente para servidores/pessoal do TRE-GO, conforme as regras e a distribuição estabelecidas no edital. A seleção será realizada em quatro etapas: Exame de Conhecimentos Específicos; Exame de Língua Estrangeira; Exame Oral e avaliação da Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa; e Exame de Currículo.
A Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa deverá estar vinculada a uma das Linhas de Atuação-Pesquisa do PPGDP/UFG, a um dos projetos institucionais e a um dos eixos temáticos previstos nos anexos do edital.
O processo seletivo também contempla políticas de ações afirmativas e reserva de vagas, observadas as condições e os procedimentos estabelecidos no edital.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 1º a 30 de outubro de 2026, conforme os procedimentos definidos no Edital nº 01/2026.
Os candidatos deverão observar atentamente os requisitos para inscrição, a documentação exigida, os prazos e as orientações para o envio dos documentos e da Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa.
Cronograma principal
18/08/2026: publicação do edital;
01/10 a 30/10/2026: período de inscrições;
11/11/2026: Exame de Conhecimentos Específicos;
11/11/2026: Exame de Língua Estrangeira;
02 e 03/12/2026: Exame Oral e avaliação da Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa;
10/12/2026: Exame de Currículo;
15/12/2026: divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.
O PPGDP/UFG recomenda que os interessados leiam integralmente o edital e seus anexos antes de realizar a inscrição, especialmente quanto aos requisitos, documentos, critérios de seleção, prazos e procedimentos previstos para cada etapa
Acesse o Edital nº 01/2026 e os respectivos anexos para consultar todas as informações sobre o processo seletivo.
Formação voltada às necessidades da Justiça Eleitoral
A parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) viabiliza a realização de processo seletivo voltado à formação acadêmica e ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas por servidores da Justiça Eleitoral.
A iniciativa integra as ações previstas no Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre as instituições e será operacionalizada pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito e Políticas Públicas (PPGDP/FD-UFG).
A proposta busca aproximar a produção acadêmica, a formação profissional e as necessidades concretas do sistema de justiça. Nesse contexto, as pesquisas desenvolvidas pelos servidores poderão contribuir para a análise de problemas institucionais e para a construção de soluções inovadoras relacionadas às funções da Justiça Eleitoral, contemplando temas como políticas judiciárias, aprimoramento do sistema de justiça, gestão institucional e eficiência da administração pública.

