Adriano Godoy Firmino

Atual Profissão

Promotor de Justiça no Estado de Goiás

Cargo/Função

Diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (ESUMP-GO) e Presidente do Conselho Consultivo da mesma Escola

Título do Trabalho Final Defendido

Política sancionadora e acordos penais no sistema de combate à corrupção: efetividade, limites e horizontes

Professor Orientador

Cleuler Barbosa das Neves

Títulos das Principais Publicações Acadêmicas Prêmios e títulos

LEI ANTICRIME E COLABORAÇÃO PREMIADA: OS LIMITES DA SANÇÃO PREMIAL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 147-160, 2021.

“A Possibilidade de o Ministério Público Realizar a Investigação Criminal. Revista do Ministério Público do Estado de Goiás, v. 12, p. 63-76, 2006.”

“DIREITO PENAL. In: GEANCARLOS LACERDA PRTA; VANDER BRUSSO DA SILVA. (Org.). GABARITADO & APROVADO - MAGISTRATURA ESTADUAL. 1ªed.SÃO PAULO: RIDEEL, 2015, v. 1, p. 903-1048.”

Livros publicados/organizados ou edições

FIRMINO, Adriano Godoy. ANPP e Corrupção. 1ª. ed. São Paulo: LiberArs, 2021. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados

FIRMINO, Adriano Godoy. Sobre o futuro do acordo de não persecução penal: algumas considerações sobre os impactos no sistema de justiça criminal e penitenciário. In: Leonardo Schmitt de Bem; João Paulo Martinelli. (Org.). Acordo de não persecução penal. 3aed.Belo Horizonte, São Paulo: D'Plácido, 2022, v. 1, p. 237-266.

FIRMINO, Adriano Godoy. A legitimidade da política criminal voltada ao consenso: O acordo de não persecução penal e o papel do Ministério Público. In: Eduardo Augusto Salomão Cambi. (Org.). Ministério público contemporâneo e do futuro. 1ªed.Belo Horizonte: D'Plácido, 2021, v. 1, p. 23-44.

FIRMINO, A. G.. DIREITO PENAL. In: GEANCARLOS LACERDA PRTA; VANDER BRUSSO DA SILVA. (Org.). GABARITADO & APROVADO - MAGISTRATURA ESTADUAL. 1ªed.SÃO PAULO: RIDEEL, 2015, v. 1, p. 903-1048.

FIRMINO, A. G.. Legislação Especial. In: Vander Brusso da Silva; Geancarlos Lacerda Prata. (Org.). AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL - Questões gabaritadas e comentadas. 1ªed.São Paulo: Rideel, 2014, v. 1, p. 119-125.

Prêmios e títulos

2023 - 4° Prêmio MPGO de Jornalismo. 2023. Ministério Público do Estado de Goiás.

2022 - 3º Prêmio MPGO de Jornalismo. 2022. Ministério Público do Estado de Goiás.

2002 -  Honra ao Mérito em Reconhecimento aos Serviços Prestados, Câmara Municipal de Bom Jardim de Goiás GO.